sexta-feira, 6 de julho de 2012

12 filmes para ver antes do mundo acabar: #9 - O Espetacular Homem Aranha... da Turquia!


Esqueçam Toba Maguary, esqueçam André Garfield, esqueçam Sam Raimi, Marc WWWeb, esqueçam  todos eles! Quem melhor retratou o cabeça de teia, amigo da garotada, espetacular Homem-Aranha no cinema foram os turcos T. Fikret Uçak e Deniz Erkanat, com suas incríveis e imensas sombrancelhas. Sem eles jamais teríamos essa obra que apesar de ser uma grande porcaria consegue ser mais divertida que "Homem Aranha 3", promove um encontro que ainda não aconteceu no cinema (Capitão América e Homem-Aranha) e ainda antecipa em 20 anos a saga dos clones. Trata-se de "3 Dev Adam" (3 Homens Poderosos) - O Homem-Aranha Turco!



 Conforme eu escrevi nesse post, na Turquia, antes dos blockbusters ficarem muito mais populares no mundo todo, era bastante comum fazer cópias de filmes americanos famosos do final dos anos 70 como Star Wars, Star Trek ou Superman. No caso do filme em questão, os turcos foram inovadores, pois além de ser um das primeiras dessas paródias (Star Trek turco é do mesmo ano, Star Wars turco é de 1982), dos personagens envolvidos na trama só "El Santo", lutador de luta-livre famoso no México, já tinha filmes lançados no México e Capitão América ganhou uma versão pra telona em 1944. O Homem-Aranha só foi pra telona em 2002, se bem que ele quase ganhou um filme dirigido pelo James Cameron .




Por mais que a gente critique o fato de um país fazer paródias de filmes americanos em vez de contar histórias próprias, não dá pra negar a criatividade e a inventividade dos conterrâneos do Maluf. Por algum motivo os caras cismaram que o Aranha tinha que ser o vilão do filme e o pior, um vilão sádico, que enterra uma mulher na areia e trucida a cara dela com motor de lancha ou coloca uns porquinhos-da-índia para devorarem os olhos de um capanga incompetente. É praticamente um Jigsaw de Jogos Mortais!











Além de psicótico, o Homem-Aranha turco é ladrão e falsário. Mata uns ricaços, rouba suas obras de arte para revender lá fora e ainda espalha dólares falsos no México e no Brasil (até os turcos fazem pouco caso da gente meus queridos! Nem eram da Comunidade Européia na época!)





Para detê-lo, as autoridades turcas convocam o Capitão América, El Santo e uma tal de Julia, que só serve pra ser salva pelos dois quanto se mete em enrascada. Os caras são tipo agentes secretos, que só usam os uniformes na hora de socar os bandidos, enquanto que o Homem-Aranha está o tempo todo fantasiado E É CRITICADO POR CAUSA DISSO AINDA! 





Uniformes esses que são um caso a parte. O do Capitão América não tem asinhas na lateral (tá certo! Coisa mais ridícula!) e ele não tem escudo (era tão caro fazer um escudo meia boca para o cara? Pelo menos ficou menos ridículo que o Capitão América de 1979 dos americanos).





O do cabeça de teia é mais curioso. As partes azuis do uniforme tão quase verdes. A aranha que fica no peito do menino é um sarro. Mal dá para ver as linhas das teias da parte vermelha da roupa. O cara usa luvas, cinto e botas de couro e a máscara tem duas aberturas de onde se vê os olhos e duas taturanas em cima deles. É outro herói!






Esqueçam os lançadores de teia, sejam elas orgânicas ou fabricadas pelo cara. O Aranha encara os caras no revólver e no punhal (fora os lances "meio Jigsaw" de torturar as pessoas). Para escalar os prédios ele se agarra na calha igual um ladrão comum. Balançar pelos prédios é para os fracos! O esquema é fugir dos locais de carro (com aqueles carros compridões e quadrados dos anos 70).






O mais engraçado é que o cara não tem nenhum poder original dos quadrinhos, mas tem um poder mais foda que todos esses: O poder de se multiplicar! Cada vez que El Santo e o Capitão matam um Aranha (e na sequência final do filme o Capitão consegue ser tão cruel quanto o Aranha) PLIM! Aparece outro Aranha. Os turcos anteciparam em 20 anos a Saga dos Clones! Meu Deus!







E eu vos pergunto: Qual o problema? O Sam Raimi não cagou o personagem no último filme? Não tem gente que está chiando com esse novo teiudo? (sem saber que ele é mais fiel às HQs que o dos outros filmes) Os japoneses não criaram um Homem-Aranha meio Jaspion? (Com vídeo no site da própria Marvel) Por que os turcos não podem fazer o mesmo? Mesmo sendo uma cópia de um produto americano, é uma cópia autenticamente turca! Se fosse um filme feito  no Brasil seria bem diferente (seria uma versão dos Trapalhões?)











Só espero que esse filme do Webb seja mais divertido que essa tralha aqui.




Cotação: (_)_) (_(_) (_)_) (_(_) (_)_) - Melhor que um editorial do Clarim.


Fontes:


http://filmesparadoidos.blogspot.com.br/2008/11/3-dev-adam-1973.html
http://cinemacomrapadura.com.br/especiais/homem_aranha/filmes.html
http://www.internationalhero.co.uk/c/capame79.htm



  

18 comentários:

Anfetamina disse...

Se o mundo vai acabar, pq perder o pouco tempo que sobre com besteira? caramba!

Mayla disse...

Jamais perderia tempo com essas baboseiras, o meu é muito curto... mesmo que sobrasse não seria gasto com isso.

Marisa disse...

Que desnecessário! Ninguém assistiria uma coisa dessas!

Celina disse...

Quanta perda de tempo.

Igor disse...

Não sei se é pior quem sugere esses filmes ou quem assiste.

Elvis disse...

Que desastre de post!kkk

Lena disse...

Que lixo

Filomena disse...

Que artigo massa! Tudo que não se deve ler

Marina disse...

Deus me dibre

Sinara disse...

Só filme porcaria pra quem não faz nada da vida.

Julia disse...

Só louco perde tempo com isso

Vilma disse...

Filmaços! Idiotas mas dá pra rir muito.

Janio disse...

Péssimos filmes, nem pra rir serve.

Carmen disse...

Tem que ter muita disposição pra perder tempo com isso.

Wilames disse...

hahahahhahaha só filme horrivel

Anderson disse...

Que loucura, quem vai perder tempo com isso?

Julio disse...

Total perda de tempo, esse blog é só zoeira

Tereza disse...

Que ruinzinho, gente!! kkkkkkkkkk

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management